Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Candidato Romney



No sábado, o candidato a presidente pelo Partido Republicano, Mitt Romney, revelou quem será seu parceiro de chapa. O candidato a vice-presidente escolhido foi o congressista Paul Ryan, responsável por um dos mais destacados planos para o equilíbrio das contas públicas do país. Eu estive na cidade de Manassas, na Virgínia, no primeiro comício dos republicanos após o anúncio de Ryan.

A pacata cidade foi invadida por milhares de pessoas. Os republicanos levaram seus cartazes, denunciando o que entendem ser um pessimo governo democrata. Mais do que uma divisão ideológica, essa campanha esta mostrando uma divisão de raça. Não pude deixar de notar que entre o público que apoia Romney/Ryan, pelo menos de 98 em cada 100 pessoas eram brancas

Do outro lado da rua, em um pequeno grupo de apoiadores do democrata Obama, 8 em cada 10 eram negros.

Depois de esperar 2 horas na fila, sob um sol inclemente, pude ouvir o que os republicanos tem a dizer. Ryan destacou aspectos econômicos e o fato de o presidente Obama não ter sido capaz de gerar os empregos que prometeu.

Em seguida, Romney saudou seu companheiro de chapa e, pela primeira vez, foi objetivo sobre seu plano de governo. Ele destacou cinco pontos que acredita ser a base de seus esforços, caso seja eleito: 1) investir em energia (carvão, petróleo); 2) em educação, para gerar trabalhadores qualificados; 3) em comércio, para recuperar mercados perdidos para a China, principalmente na América Latina; 4) cortar gastos para diminuir a dívida pública; 5) investir em pequenos negócios, para gerar os empregos que os EUA precisam.

Claro que ele não deixou de destacar que acabará com o programa de universalização da saúde, uma das conquistas de Obama. Também lembrou que vai lutar para que a China deixe de usar artifícios para manter sua moeda depreciada.
Em quatro meses aqui, foi a primeira vez que consegui ver algum conteúdo no candidato Romney. Até então, a campanha dele tinha se concentrado em destacar as falhas de Obama. A escolha de Ryan ajudou bastante, já que o público jovem tende a apoiar o atual presidente. Ryan é jovem e carismático e já começou a gerar burburinho nas redes sociais, coisa que Romney sozinho não conseguia.
A campanha mal começou e o vencedor terá uma vitória apertada. Alguns estados podem decidir a eleição, que obedece a um sistema totalmente diferente do brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário